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Transformação digital do varejo

Transformação digital do varejo

A chegada da pandemia do coronavírus trouxe uma série de mudanças para a sociedade, a economia e o comportamento do consumidor. A necessidade de adotar medidas preventivas como o isolamento social e a quarentena acabaram por acelerar a transformação digital no comércio brasileiro.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o número de aberturas de empreendimentos no comércio virtual saltou de 10 mil para 50 mil por mês após o início da quarentena e das medidas de isolamento social no país. O levantamento ainda indicou que mais de 100 mil lojas já fazem parte do comércio virtual.

Ao todo, o Brasil registrou um aumento médio mensal de 400% no número de empreendimentos que iniciaram as vendas pela internet durante o período da quarentena.

Com o fechamento do varejo físico e a necessidade de ficar em casa, os consumidores encontraram no e-commerce a solução para adquirir alimentos, remédios, itens de higiene e diversos outros produtos.

A pandemia fez com que pessoas não acostumadas com as compras online por medo, preferência, falta de costume ou outro motivo, desenvolvessem o hábito de comprar pela internet por necessidade.

Neste contexto, o e-commerce acabou se tornando um serviço essencial em tempos de coronavírus, intensificando o processo de transformação digital das empresas.

A transformação digital do comércio

Com a mudança no comportamento de consumo da sociedade e nos processos de vendas, as empresas do varejo precisam se adaptar às transformações do mercado para se manterem ativas.

Afinal de contas, no mundo atual ser digital não é mais uma opção. Para continuar vendendo, o varejo deve estar no mesmo ambiente que os consumidores e se comunicar com eles nos mais diversos canais.

Confira dicas de como realizar a transformação digital no seu negócio:

1 – Atendimento Omnichannel

O método Omnichannel é cada vez mais essencial no comércio hoje em dia. Afinal, possuir apenas um canal de vendas não é mais o suficiente para os consumidores, mesmo que esse canal seja o e-commerce.

Para evitar a perda de clientes em potencial é fundamental trabalhar com o conceito Omnichannel, ampliando os meios de atendimento e vendas e fazendo com que eles conversem entre si.

Ao atuar em diversas plataformas de maneira integrada, é possível otimizar as estratégias de vendas e aumentar as possibilidades de atração de leads para o e-commerce.

2 – Inteligência Artificial

A transformação digital do varejo pede a utilização de novas tecnologias para aprimorar processos e facilitar a jornada de compra do consumidor.

A Inteligência Artificial (I.A.), por exemplo, já é utilizada no e-commerce há algum tempo. Contudo, ainda existem muitas empresas que não fazem uso desta tecnologia.

Com os artifícios da I.A. é possível implementar o chatbot à loja online, um sistema de atendimento imediato para responder às dúvidas dos usuários com maior agilidade e eficiência.

3 – Vendas por mobile

Ainda que grande parte das compras online sejam realizadas por desktop, o acesso via smartphones tem crescendo consideravelmente, sendo um ponto de atenção para os gestores de e-commerce.

Em um contexto de transformação digital, espera-se que as compras através do mobile aumentem cada vez mais, tornando fundamental que o comércio eletrônico se adeque para atender a esta nova demanda.

A utilização de um site responsivo, com layout adequado e todas as funcionalidades necessárias para os consumidores que acessam através de um smartphone otimiza a jornada de compra e traz mais vendas para a loja.

4 – Personalização

Prestar um atendimento personalizado de acordo com as preferências e gostos dos usuários é essencial para fidelizar clientes e aumentar as vendas no e-commerce.

Por isso, na transformação digital é importante que a loja analise o histórico de compras e acesso dos consumidores, procurando oferecer as ofertas mais adequadas e possibilitando que o cliente adquira produtos complementares.

Gostou das dicas de hoje para realizar a transformação digital do seu negócio?

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