Soluções em Envelopes Plásticos

Vendas online: guia para iniciantes

Vendas online: guia para iniciantes

Para quem está começando no comércio eletrônico e precisa de um guia de vendas online, este artigo é para você!

O primeiro passo para garantir que os processos de venda funcionem é investir em conhecimento sobre plataformas e investir na experiência do cliente. Esses conceitos podem ser mais importantes que o valor dos seus produtos nesse início.

Prepare seu negócio e conte com as dicas de vendas online da Vértice Embalagens.

O que são as vendas online?

As vendas realizadas de forma virtual são relativamente recentes, mas o crescimento nos últimos anos foi tão significativo que tem movimentado mais de 106 bilhões de reais por ano.

Esses resultados proporcionados pela praticidade, economia e conveniência das compras online também apresenta muitos benefícios para os comerciantes que podem reduzir os custos e aumentar o alcance.

Neste modelo há diferentes maneiras de comercializar os produtos, os principais canais utilizados são os e-commerces, marketplaces e redes sociais. O que importa aqui é que as vendas sejam feitas de modo virtual.

Como está o mercado de vendas online?

Com a pandemia de Covid-19 ditando novos hábitos de compra, as vendas online aumentam a cada dia e ainda há espaço para crescimento.

Só no primeiro semestre do ano passado, o e-commerce, por exemplo, aumentou em 13% as vendas e 24% no faturamento total. E em comparação com o ano de 2020, a alta foi de 48,41% no faturamento.

E mesmo que em 2021 os períodos críticos de quarentena não tenham acontecido – como em 2020 – os consumidores adotaram o hábito de fazer compras online. Em novembro de 2021, o e-commerce representou 17,9% das vendas varejistas, considerado um recorde histórico. Afinal, este comércio atingia apenas 4,7% das vendas até o ano de 2018.

Além disso, falando mais sobre o hábito criado pelos brasileiros, as pesquisas confirmam a informação: foi apurado que 37% das pessoas no Brasil fazem compras pela internet todos os mesmos. Outros 27% compram uma vez a cada 3 meses, no mínimo.

Tudo isso deixa claro as oportunidades no mercado, que sobrevive mesmo em períodos de crise (como a pandemia de Covid-19). Então, se você quer começar, saiba que as estatísticas são positivas.

Etapas das vendas online

Entender o funcionamento de marketplaces e e-commerce é essencial para as vendas pela internet. Assim como o comércio presencial, é preciso pensar em questões como logística, estoque, financeiro e de outros setores.

Entretanto, o cliente que conhece o seu comércio eletrônico precisa ter acesso aos principais detalhes das mercadorias. Para isso, ofereça um catálogo com todas as informações, invista em uma plataforma apropriada, em páginas como FAQ e demais recursos que facilitem as negociações.

Escolha da plataforma

Para definir qual a melhor plataforma para comercializar seus produtos ou serviços, é preciso considerar alguns pontos. São eles:

  • É possível adaptar a plataforma escolhida à identidade do seu negócio?
  • É possível integrar com outras tecnologias, como atendimento ao cliente, meios de pagamento e gestão do estoque?
  • É fácil fazer as atualizações que preciso?
  • Existe a possibilidade de integração com sistemas já utilizados pelo meu comércio?

Não se esqueça de considerar o nível de segurança da sua plataforma. Com tantos ataques cibernéticos, é preciso evitar o vazamento de dados da sua empresa.

Experiência do usuário

Atualmente, a preocupação com a experiência do usuário não é exclusiva do setor de comércio eletrônico. Entretanto, para quem quer começar com as vendas online, é preciso pensar nesta etapa como a chave para alavancar as vendas.

Para fazer isso, um bom primeiro passo é considerar a identidade visual da marca e acrescentar conhecimento como os da psicologia das cores e alguns gatilhos mentais para guiar o seu consumidor até a compra.

Invista em um site amigável e de fácil navegação, assim é possível abranger grandes públicos (desde os mais familiarizados com a compra online, até aqueles que estão começando agora). E não se esqueça da versão “mobile” com as mesmas características, compras online pelo celular são bastante comuns.

As informações também devem ser claras, links para FAQ, políticas de segurança e pagamento são importantes para que o cliente consiga ter autonomia dentro da sua plataforma. E lembre-se: uma boa descrição dos produtos também ajuda muito o comprador.

Algumas plataformas contam com o auxílio de comentários dos próprios clientes sobre os produtos e sobre a loja. Essa prática aumenta -e muito- a chance de realização de compra.

A segurança também é muito importante na tomada de decisão do seu cliente. Por isso, assegure a finalização da compra de forma prática -sem pedir mais informações que o necessário.

Explicitar o cumprimento de obrigações fiscais e normas da Anvisa e Inmetro também transmite mais segurança para o cliente.

De forma geral, invista em um processo mais intuitivo possível! Facilite os processos e ofereça um local seguro para compras online.

Logística das entregas

Como falado acima, as vendas online também precisam de investimento em logística. E, diferente do comércio tradicional, que não é preciso fazer entregas em volumes tão grandes, no caso do comércio eletrônico, esse ponto pode ser o diferencial.

Além de entregas rápidas e informações sobre o status do pedido – que também garantem segurança para o consumidor – as embalagens são essenciais na experiência do seu cliente.

As embalagens de qualidade garantem que os produtos cheguem intactos para o local de destino, além de manter o sigilo na hora. Também é possível ganhar ainda mais prestígio dos seus clientes, com o investimento em embalagens personalizadas!

Conheça a Vértice Embalagens

Para encantar os seus clientes, aposte em uma empresa especializada!

A Vértice Embalagens é uma empresa especializada em envelopes plásticos de segurança para e-commerce e lojas virtuais e produz embalagens duráveis, resistentes e de alta qualidade para acomodar as mais diversas mercadorias.

Os envelopes da Vértice são fabricados em polietileno coextrusado, um material flexível e 100% reciclável, que protege os produtos contra líquidos, umidade, luz solar e demais danos, que possam ocorrer durante o transporte.

Na Vértice Embalagens, você pode personalizar totalmente a sua embalagem, com as cores e identidade da sua marca ou com a temática que você preferir.

Quer um orçamento personalizado para o seu produto? Clique aqui e fale com a nossa equipe!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *