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WhatsApp no e-commerce: porque você precisa investir

WhatsApp no e-commerce: porque você precisa investir

Quantas vezes ao dia você acessa o WhatsApp? O aplicativo de mensagens mais popular do Brasil é muito utilizado para conversar com amigos, parentes e até colegas de trabalho. Mas você já pensou em como o WhatsApp pode ser útil também para o e-commerce?

Cada vez mais comum no comércio eletrônico, o WhatsApp se mostra uma eficiente ferramenta de comunicação entre empresas e consumidores, além de otimizar os processos de vendas online.

Se você quer entender porque o seu e-commerce deve investir no WhatsApp, continue a leitura do artigo de hoje.

WhatsApp para e-commerce

A maneira como as empresas se comunicam com o público passa por diversas mudanças conforme as necessidades do consumidor. Na chamada era da experiência, proporcionar o melhor atendimento antes, durante e após a venda se tornou requisito básico para qualquer e-commerce.

Hoje em dia, os clientes buscam uma comunicação cada vez mais rápida, direta e eficaz. Por isso, as empresas estão investindo em diversas tecnologias, como chatbots, inteligência artificial e WhatsApp para otimizar o relacionamento com o público e estabelecer maior confiança na marca.

O WhatsApp, em especial, é um canal direto de comunicação entre lojista e cliente final, que oferece maior facilidade na troca de mensagens e na resolução de problemas ou dúvidas.

O aplicativo representa, portanto, uma tecnologia de baixo custo, simples e com grande potencial de alcance, pois segundo o relatório Digital in 2019, 89% dos internautas brasileiros utilizam a plataforma

WhatsApp Business

No início de 2018, uma versão do aplicativo de mensagens chegou ao mercado para aproximar pequenas e médias empresas de seus consumidores.

O WhatsApp Business foi desenvolvido especialmente para as empresas divulgarem seus produtos e serviços, se conectarem com clientes e realizarem um atendimento mais agilizado.

Com o WhatsApp Business os gestores passam a administrar um perfil comercial para o negócio, podendo utilizar diversos recursos como:

  • apresentação da empresa, com endereço, site, horário de atendimento, segmento de mercado, etc;
  • mensagens automatizadas com textos pré-definidos;
  • respostas rápidas para as dúvidas mais comuns;
  • etiquetas para organizar as conversas, como novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago, etc.

Mas apesar de ser um canal eficiente para o envio de notificações, atendimento ao cliente e vendas, é importante ressaltar que o WhatsApp permite que o usuário bloqueie a empresa a qualquer momento.

Por isso, é importante utilizar o aplicativo de forma estratégica e relevante, a fim de evitar a perda de clientes e o bloqueio de disparos, fatores que prejudicam a eficácia deste canal de comunicação.

Como usar o WhatsApp no e-commerce

Antes de apresentarmos as diferentes maneiras de você aplicar o WhatsApp no seu e-commerce, vamos mostrar algumas vantagens que este aplicativo oferece à pequenas e médias empresas.

  • Torna possível a presença da marca em um ambiente muito utilizado pelo público-alvo;
  • Aproxima os clientes da loja;
  • Proporciona maior agilidade e praticidade na comunicação;
  • Aumenta a confiança dos clientes na marca;
  • Possui capacidade de gerar maiores conversões e fidelização de clientes.

Com todas essas vantagens, fica fácil de entender porque o WhatsApp é um canal de comunicação cada vez mais utilizado por lojistas e gestores de e-commerce.

Confira agora algumas maneiras de fazer do aplicativo de mensagens um aliado do seu empreendimento.

1 – Atendimento

Como o WhatsApp é possível otimizar o atendimento ao cliente, utilizando o canal para responder dúvidas e fornecer maiores informações sobre os produtos ou serviços.

Para tornar esta comunicação ainda mais prática e efetiva, vale enviar fotos, vídeos e até mensagens de áudio para garantir que o cliente tenha suas dúvidas respondidas.

2 – Acompanhamento de pedidos

Todo lojista sabe que após a compra o cliente cria uma grande expectativa para o recebimento do produto.

Dessa forma, o WhatsApp pode ser utilizado para informar o consumidor sobre a localização e o status do pedido, ajudando a diminuir a ansiedade até a finalização da entrega, e criando assim, uma maior confiança na marca.

3 – Promoções

Que tal utilizar o WhatsApp para comunicar promoções e ofertas em primeira mão ao seu cliente?

Como o aplicativo é, normalmente, bastante acessado ao longo do dia, este canal de comunicação facilita a visualização mais rápida de informações promocionais que possam ser do interesse do consumidor.

4 – Comunicados

Enviar comunicados sobre mudanças no horário de atendimento, alterações temporárias no site, pagamentos, além de novidades de produtos ou reposições deixam o consumidor sempre bem informado sobre a sua loja e podem até incentivar uma compra espontânea.

Mas lembre-se de não enviar muitas mensagens ao longo do dia, isso pode incomodar o usuário, causando até mesmo um bloqueio no contato da empresa.

Seja no WhatsApp ou em qualquer outra plataforma, o seu cliente deve estar sempre no centro das atenções.

Gostou das dicas de hoje? Então que tal investir no WhatsApp Business para o seu e-commerce e aproveitar os benefícios deste canal de comunicação em alta no Brasil?

Para conhecer outras dicas úteis para a sua loja virtual, acesse o blog da Veloplastic e conheça nossos artigos sobre gestão de e-commerce, vendas online, logística e muito mais!


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