Soluções em Envelopes Plásticos

WhatsApp Pay x Pix: entendendo as diferenças

WhatsApp Pay x Pix: entendendo as diferenças

Em maio deste ano, o WhatsApp anunciou o lançamento do WhatsApp Pay, recurso que permite aos usuários enviar e receber dinheiro de seus contatos diretamente pelo mensageiro, sem a necessidade de abrir aplicativos de bancos para realizar as transações.

O novo recurso está disponível para todos os usuários do aplicativo, tanto do sistema Android quanto iOS, e permite o envio e recebimento de valores de forma semelhante ao envio de fotos, vídeos e documentos através das conversas.

Mas quando se trata de pagamento facilitado, qual é a melhor opção: WhatsApp Pay ou Pix, método de transferência do Banco Central?

Conheça o WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é o mais novo recurso do aplicativo de mensagens WhatsApp, e chegou ao mercado em maio de 2021.

Como mencionamos, o WhatsApp Pay possibilita aos usuários realizar transações financeiras dentro do próprio aplicativo, sem precisar fechar a conversa e abrir outros aplicativos de bancos ou fintechs (startups e/ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais).

No momento, a funcionalidade está disponível somente para pessoas físicas, ou seja, contas pessoais, e não oferece nenhuma taxa para as transações.

Mas em breve, também será possível enviar pagamentos para empresas (contas comerciais).

Para utilizar o WhatsApp Pay é muito simples, basta cadastrar uma única vez um cartão de débito, um cartão múltiplo com a função débito ou um cartão pré-pago emitidos pelas instituições cadastradas e começar a fazer e receber pagamentos.

Confira os bancos parceiros:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Neon;
  • Next;
  • Nubank;
  • Santander;
  • Sicredi;
  • Woop (conta digital da Sicredi).

É importante esclarecer ainda que os cartões utilizados devem ser das bandeiras Visa ou Mastercard.

Todas as informações referentes às transações ficam salvas dentro do próprio aplicativo. O status das transferências pode ser conferido diretamente na conversa, enquanto o histórico de transações é acessado através das configurações do serviço de pagamentos.

Mas o WhatsApp Pay não pode ser usado no WhatsApp Web nem no WhatsApp para computador.

O PIX

Criado pelo Banco Central Nacional, o PIX é um sistema de pagamento instantâneo em funcionamento no Brasil desde novembro de 2020.

O PIX foi projetado para facilitar as transações financeiras entre pessoas físicas e organizações, desburocratizando o processo e eliminando as taxas comuns nos modelos TED e DOC.

Com o PIX, é possível realizar transferências e pagamentos de forma quase instantânea, 24 horas por dia, sete dias da semana.

Mas para utilizar o sistema, é necessário habilitar uma chave no banco onde o usuário possui conta. Esta chave pode ser o CPF ou CNPJ, um número de celular, um e-mail ou ainda uma chave aleatória. O mesmo usuário pode cadastrar mais de uma chave.

Para fazer transferências ou pagamentos de valores, o usuário pode utilizar a chave PIX do destinatário ou os dados bancários.

Quer saber mais sobre o Pix? Acesse nosso artigo especial sobre o assunto aqui!

WhatsApp Pay x Pix: quais as diferenças?

Apesar das duas modalidades de pagamento serem gratuitas e válidas apenas em território brasileiro, existem algumas diferenças entre o WhatsApp Pay e o PIX.

Confira quais são:

1 – WhatsApp Pay

Limite: a ferramenta estabelece um limite de R$ 1.000,00 por transação, liberando até 20 transações por dia e totalizando um valor de R$ 5.000,00 por mês. Se o usuário tentar ultrapassar este valor, o recurso trava, sendo liberado novamente somente no próximo mês.

Nesta modalidade, não existe a opção de pagamento por boleto.

Disponibilidade: no momento, o WhatsApp Pay está disponível apenas para pessoas físicas.

2 – PIX

Limite: o PIX não estabelece um limite. No entanto, as instituições podem estabelecer um valor máximo que os usuários podem utilizar em pagamentos ou transferências como forma de segurança, desde que esse limite não seja inferior aos praticados em TED ou em transações com o cartão de débito.

Além disso, não existe um número de transferências que podem ser feitas em um determinado período de tempo.

Vale ressaltar ainda que transações feitas entre 20 horas e 6 horas podem apresentar como limite o valor máximo de uma transação realizada com cartão de débito.

No PIX, a opção de pagamento por boleto está disponível.

Disponibilidade: O PIX pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Gostou do artigo e quer conferir outros assuntos interessantes para otimizar o seu e-commerce ou loja virtual?

Continue acompanhando o blog da Veloplastic, a sua marca de embalagens plásticas.

E para conferir nossos envelopes de segurança, acesse o site da Veloplastic e entre em contato com a nossa equipe.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *